Como rezar o terço católico

Para católicos do mundo todo, o terço é um forma de devoção muito importante para entrar em contato com o Santíssimo. 

Como rezar o terço católico

Com ele, o fiel consegue meditar junto ao Senhor e dedicar um momento do seu tempo para agradecer as bênçãos e alegrias de sua vida ou, até mesmo, pedir por proteção e misericórdia, a fim de amenizar dores e problemas. 

Com base nisso, então, aprender como rezar o terço católico é de forte necessidade na comunidade e entre os cristãos mais devotos.

Pois foi Nossa Senhora que disse, em uma aparição à Fátima, que todos deveriam saber como rezar o terço católico e ter isto como um hábito diário de comunhão e devoção ao Senhor. 

Portanto, se você não sabe como rezar o terço católico ou se perde em meio a tantas contas e passos, preparei este artigo especialmente para você! 

Confira a seguir como rezar o terço católico. 

A estrutura do terço

A estrutura do terço

Antes de aprender como rezar o terço católico corretamente, é preciso entender como o terço é dividido.

A peça não é novidade para ninguém e praticamente todas as pessoas já tiveram contato com um terço, não é mesmo? Seja no quarto da avó ou na mão de alguém, por exemplo.  Mas, afinal, quais são as divisões de um terço? 

O terço é feito por uma corrente que transpassa pequenas pedrinhas ou bolinhas. Além disso, em sua ponta há um crucifixo e mais acima uma medalha – esta geralmente é de Nossa Senhora ou de Jesus Cristo. 

As bolinhas são o que chamamos de contas e elas são dividas entre maiores e menores. As maiores servem para indicar o momento onde o cristão deve rezar o Pai Nosso. Já as menores são para as Ave Marias. 

A medalha fica localizada ao centro do cordão e nela deve ser feita a oração Salve Rainha. O crucifixo, por outro lado, é onde se começa o terço e com ele é feito o Sinal da Cruz. 

Agora que você já sabe os princípios básicos de como rezar o terço católico, chegou a hora de conferir o passo a passo. 

Como rezar o terço católico: Passo a passo

Em primeiro lugar, encontre um local tranquilo e silencioso para começar suas orações, foque e destine todos os seus pensamentos ao Senhor. Depois disso, veja o que fazer:

  1. Pegue o crucifixo e faça o Sinal da Cruz; 
  2. Reze o Credo;
  3. Na primeira conta maior, recite a oração que Ele mesmo nos ensinou, o Pai Nosso;
  4. Nas contas pequenas, em sequência, ore uma Ave Maria para cada;
  5. Diga “Glória ao Pai” ao chegar na próxima conta maior e reze outro Pai Nosso;
  6. Já na medalha, faça a oração Salve Rainha. 

A partir de então, você deverá memorizar uma sequência, intercalando Pai Nosso e Ave Marias, junto aos mistérios do dia. 

Para quem não sabe, os mistérios são feitos importantes de Jesus e há cinco, ou seja, um para cada dia da semana.

Nesta parte, verifique quais são os mistérios do dia em que está realizando a oração do terço e, com eles anotados, comece na ordem a seguir:

Diga um dos mistérios do dia e reze dez Ave Marias – uma para cada conta pequena – e, ao chegar na conta maior, faça a oração do Pai Nosso. 

Você perceberá que logo após fazer isso, o terço terá mais dez contas menores e uma maior, repetindo isso até o final.

Assim, você repetirá um mistério do dia ao começar cada ciclo e dará continuidade às preces na proporção de uma dezena de Ave Maria para um Pai Nosso. 

Parece até uma receita, não é mesmo? Entretanto, dessa forma fica fácil de aprender como rezar o terço católico. 

Reze o terço todos os dias

No final, tire um instante para agradecer e pedir por bênçãos.

Este é o momento em que estará mais conectado com Deus e poderá pedir pelo que precisa em sua vida, seja pela misericórdia, por conselhos ou caminhos a serem seguidos, por exemplo.

O momento de contato com o Senhor é de gratidão, amor e descoberta. Por isso, é tão importante compreender como rezar o terço católico corretamente.  

Os terços, em sua maioria, são feitos com cinco décadas de contas menores, o que guia o devoto na hora de fazer as orações.

Dicas podem ajudar até te ajudar em como rezar o terço católico, mas para que seja bem sucedido, tudo depende de você e de como aprecia esse tempo.

Por ser um terço mais longo, não é possível fazer no dia-a-dia, durante um fila de espera ou no intervalo para o almoço, mas para manter o hábito uma coisa constante em sua vida.

Escolha um horário que for melhor para realizar o terço todos os dias, como um compromisso com Deus. 

Seja na hora de dormir ou pela manhã, é importante fazer. E agora que já sabe como rezar o terço católico, fica mais mais fácil. Com alguns dias de prática e rotina fixa, isso se tornará um costume que te trará muitas bênçãos! 

Deixe um comentário