O que você precisa saber sobre a árvore da vida

É bastante provável que pelo menos alguma vez você já tenha se deparado com o símbolo da árvore da vida

O que você precisa saber sobre a árvore da vida

Isso porque é comum as pessoas o retratarem, não importa se for em quadros, paredes ou até mesmo na pele, no formato de tatuagens. Afinal, para muitos ele é considerado algo sagrado e extremamente importante. 

No entanto, qual é de fato o significado da árvore da vida? Qual é a importância desse símbolo e por que as pessoas costumam retratá-lo?

É exatamente isso que você descobrirá ao longo deste artigo. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo. 

Entenda o que é e qual o significado da árvore da vida

Entenda o que é e qual o significado da árvore da vida

Em linhas gerais, a árvore da vida nada mais é do que um símbolo sagrado que significa imortalidade e fecundidade.

Vale ressaltar que ela está diretamente ligada à criação do universo, mostrando uma união entre diferentes planos, como é o caso do céu e da terra, por exemplo. 

Outra informação importante é que com o passar do tempo vários significados foram atribuídos ao símbolo, e isso é algo que acaba despertando ainda mais a curiosidade das pessoas em relação a ele. 

De qualquer forma, para realmente entender o significado da árvore da vida é necessário analisar detalhadamente a sua estrutura.

Isso porque as folhas da árvore crescem no sentido do céu como se estivessem procurando a luz. Por sua vez, o tronco da árvore simboliza a terra, e as suas raízes – que vão para baixo – estão ligadas ao submundo. 

Desvendando a origem para saber o significado da árvore da vida

Ao contrário do que muitos pensam, a árvore da vida é um símbolo utilizado por diferentes religiões e culturas ao redor do mundo.

Por mais que a sua verdadeira origem seja desconhecida, há diversas teorias por trás dessa árvore. 

A primeira delas está na Bíblia. Lá o símbolo está presente no Jardim de Éden e fica localizado bem no centro.

De acordo com o livro, Adão e Eva foram proibidos por Deus de alcançar a árvore da vida, pois acabaram descumprindo os mandamentos divinos. 

Nesse sentido, pode-se dizer que o significado desse símbolo tem uma relação direta com o sagrado. Afinal de contas, segundo o texto presente na Bíblia, a árvore sagrada foi criada muito antes do que os primeiros homens.

Ou seja, ela já estava lá no Jardim do Éden antes mesmo de Deus criar Adão. 

Existem estudos, inclusive, que mostram que a árvore significa vida eterna. Assim, aquelas pessoas que comem do seu fruto são capazes de alcançar diversas grandezas. 

Todavia, é importante deixar claro que a árvore não aparece somente em Gênesis na Bíblia. Na verdade, ela está presente também em Apocalipse.

Nesse caso em específico, o texto bíblico mostra o símbolo aparecendo na cidade de Jerusalém.

Durante essa passagem, a árvore representa diretamente a salvação de toda a humanidade. 

Outra referência sagrada que se pode fazer com a árvore da vida está relacionada com a cruz de Jesus, pois em alguns momentos da história os dois símbolos foram considerados como se fossem os mesmos, ou seja, como se não existissem diferenças entre eles. 

Significado da árvore da vida ao redor do mundo

Como mencionado antes, cada cultura possui a sua própria maneira de fazer a representação da árvore da vida.

No caso do Brasil, o símbolo é bastante encontrado em tatuagens e desenhos artísticos, seja em paredes ou em quadros, por exemplo. 

Por outro lado, para os assírios a árvore não é o único símbolo que possui características divinas, entretanto com toda a certeza ele é o mais cultuado e conhecido entre todos.

Para eles, o significado dessa árvore está diretamente relacionado à deusa Ishtar, uma divindade importantíssima para a Mesopotâmia. 

Algo importante de citar é que a deusa Ishtar representa tanto a fertilidade quanto a destruição.

E na Bíblia a árvore aparece também tanto na criação, que está relacionada à fertilidade, quanto na destruição, na parte do Apocalipse.

Em outras palavras, portanto, há uma aproximação entre o significado do símbolo em duas culturas diferentes. 

O significado da árvore da vida Celta

Falando especificamente sobre a cultura Celta, por lá a árvore da vida significa proteção, ainda mais entre os monges do local, conhecidos como Druidas.

Para quem não sabe, são esses monges que auxiliam outras pessoas a conseguirem ficar em harmonia com a vida, sempre tendo como inspiração a magia das árvores. 

Além disso, vale mencionar que o significado da árvore da vida na cultura Celta também está relacionado com a astrologia.

Afinal, por lá cada signo conta com a sua própria árvore, mostrando a diversidade. Por conta disso é bastante comum ouvir o povo Celta falando em bosque, ou seja, um conjunto de árvores sagradas. 

Em suma, é realmente interessante entender a diferença que um mesmo símbolo possui entre diversas culturas e religiões, não é mesmo? Caso tenha mais alguma dúvida sobre a árvore da vida é só deixar aqui nos comentários. 

 

Deixe um comentário