Conheça o significado do escapulário

Os escapulários são comuns entre os cristãos. Carregando imagens de Jesus Cristo ou Nossa Senhora, as peças representam a fé em Deus e adornam os pescoços dos mais fiéis. 

Conheça o significado do escapulário

Você, provavelmente, já viu um escapulário, seja para vender em alguma loja ou em alguém que passou na rua usando a peça, não é mesmo?

O fato é que eles são muito populares. Entretanto, não são todos que conhecem sua origem. 

A palavra escapulário vem o termo “escápulas”, que é o nome daquele ossinho próximo aos ombros e que dá suporte ao colar. 

O acessório cristão pode vir em diferentes formatos e materiais, e também com variadas figuras, como de Nossa Senhora, Jesus Cristo ou do Sagrado Coração de Jesus. 

Mas, independente do que é feito, seu significado não muda: é um símbolo de fé e proteção para os fiéis. Saiba mais sobre esse item tão importante ao longo do conteúdo.

Como surgiu o escapulário?

Como surgiu o escapulário?

A origem do escapulário ecoa na Europa, em 1251, onde, em um dado momento, São Simão Stock estava orando, desesperado por proteção, e pediu à Nossa Senhora que lhe desse um sinal divino de que Ela estaria o protegendo dos possíveis inimigos.

Foi então que São Simão recebeu das mãos de Nossa Senhora um escapulário, que prometia proteger de todo o mal quem usasse.

Então, a partir desse  episódio, surgiram os escapulários.

Desde então, o design passou por mudanças e foram criadas suas variações, em ouro e prata, por exemplo.

No entanto,  o significado continua sendo o mesmo, de proteger e abençoar quem utiliza. 

Significado e lição do escapulário

Como já vimos, usar o escapulário é uma forma de se proteger, estando sempre conectado ao Santíssimo. Portanto,  ele deve ser utilizado, acima de tudo, com alegria e graça para receber de peito aberto a luz do Senhor.

O escapulário é muito mais do que um colar que enfeita o colo, ele é símbolo de devoção e faz com que o fiel entre em contato com  Deus e Nossa Senhora.

Para a Igreja Católica, o escapulário é um sinal de fé e dedicação na consagração da Virgem Maria, por meio da Ordem Carmelita, na esperança de proteção e cuidado de Nossa Senhora. 

Inicialmente, o escapulário era um avental que os monges utilizam durante suas atividades e até hoje aqueles inscritos na Ordem Carmelita ainda usam a peça.

Mas, após o milagre de São Simão, foi feita uma releitura do escapulário, para que este fosse dado aos fiéis como sinal de proteção pela santíssima Virgem Maria. 

Para se ter uma ideia, o Papa João XXII afirmava que quem usasse o escapulário estaria libertado do martírio do purgatório.

Assim, podemos notar a importância que essa peça tem dentro da Igreja Católica e entre todos os seus fiéis. 

De acordo com a Ordem Carmelita, o uso do escapulário requer certos compromissos dos cristãos que o utilizam como, por exemplo, colocar Deus em primeiro lugar e buscar realizar a vontade do Senhor sempre.

Além de praticar as palavras que são ditas na Bíblia e seguir com os princípios do Santíssimo, é claro. 

Também é necessário encontrar a comunhão com o Senhor através da oração diária e ser solidário ao sofrimento do próximo, buscando sempre ser caridoso e oferecer ajuda àqueles que precisam. 

Tipos de escapulários

Além de representarem um ato de fé e busca por proteção espiritual, os escapulários são também um ótima opção para presentear quem você ama. 

Há quem diga que essas peças devem ser sempre ganhas, seja de alguém que você goste ou de um membro do clero, que poderá abençoá-lo para te presentear.

A questão é: dar um escapulário para alguém demonstra muito carinho e preocupação com a pessoa, pois estará entregando a ela uma forma de proteção.

Escapulário de ouro

Nas lojas você pode encontrar escapulários feitos por diferentes tipos de materiais, um dos mais comuns são os de ouro.

Dourados, podemos imaginar, as peças são finas e uma ótima escolha para quem deseja unir a fé com o estilo. O escapulário de ouro se destaca no colo do quem usa e não deixa de cumprir sua missão de proteger. 

Escapulário de prata

Uma das opções de materiais que também se destacam na confecção de escapulários é a prata.

Contraponto o ouro, a peça nesse tom é mais popular com o público masculino, que opta por escapulários mais discretos e que combinam com qualquer coisa. 

Escapulário de porta

Essa é uma releitura do escapulário que estamos acostumados.

O modelo de porta, como o nome sugere, é produzido  para ser encaixado na entrada de um cômodo ou da sua residência.

Ele pode ser feito com madeira ou MDC e, geralmente, tem a ligação de uma placa com a outra feita através de um fita de cetim. É uma opção para quem não abre mão de ter proteção em toda casa.

E então, você já sabia o significado do escapulário? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário