Como rezar o terço da misericórdia

Rezar o terço é um costume que a maioria dos católicos possui. Afinal, a prece eleva o cristão até o Senhor e o conecta com o Santíssimo. 

Como rezar o terço da misericórdia

Essa prática é muito importante para a  igreja Católica e seus devotos, mas o que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de terços que podem ser rezados, como é o caso do terço da misericórdia. 

O terço da misericórdia foi escrito pela Santa Maria Faustina em 1935, que recebeu de Jesus a oração e anotou em seu diário. 

A história conta que o Senhor disse à Irmã Faustina que quando rezassem este terço, ele se colocaria entre o Pai e a alma agonizada, não como juiz, mas como salvador misericordioso. 

Sendo assim, até hoje a prece é feita para aqueles que estão em extremo sofrimento e que buscam a intervenção divina para ajudá-los. 

Sabemos pela história da Santa Maria Faustina que ela recebia visões nas quais os anjos do Senhor passavam a ela orações que poderiam salvar o mundo. 

Levando isso em consideração, como rezar o terço da misericórdia sem errar ou se perder? 

É exatamente isso que vou mostrar no decorrer do artigo. 

Dicas de como rezar o terço da misericórdia 

Dicas de como rezar o terço da misericórdia 

Para começar, tenha em mente que o terço da misericórdia pode ser rezado com o auxílio de um rosário para ajudar com as contas das orações. 

Dessa forma, embora não seja necessário, é recomendado estar sempre com o rosário em mãos. 

Para aqueles que ainda não possuem a peça, o mais indicado é comprar aquela com cinco décadas, ou seja, 50 contas. 

Assim, fica mais fácil manter a ordem em mente para não acabar se perdendo no meio da oração. 

Por sua vez, se prefere utilizar os dedos para manter a conta ou se ainda não conseguiu adquirir um terço, é possível fazer da seguinte maneira: 

Com a mão direita utilize os dedos para representar as contas grandes, ou seja, serão cinco contas. 

Já na mão esquerda, conte cada dedo duas vezes para representar as contas pequenas, onde é rezada a oração misericordiosa.

Passo a passo: Como rezar o terço da misericórdia

Veja logo a seguir um passo a passo completo de como rezar o terço da misericórdia. 

Para começar, escolha um local calmo e silencioso, onde não tenha muitas interrupções. 

Por exemplo, você  pode rezar o terço antes de dormir, quando todos estiverem já em suas camas e dificilmente algo lhe atrapalhe.

Passo 1: Então, o primeiro passo para começar a rezar o terço da misericórdia é fazer o Sinal da Cruz com as mãos. 

Passo 2: Feito isso, comece suas preces com um Pai Nosso seguido de uma Ave Maria.

Passo 3: Em seguida, recite o Credo, a oração que diz “Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor (…)”. Sabe? 

Passo 4: Agora, você finalmente começará a utilizar as contas. Nas maiores reze a seguinte oração: “Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.”

Já nas contas menores, é preciso repetir dez vezes a oração: “Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.”

Passo 5: Depois de passar por todas as contas e recitar cada oração com devoção, você deverá repetir três vezes a seguinte sentença: “Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém.”

Então, o momento de oração chega ao final. Viu só? Rezar o terço da misericórdia não é nada complicado, muito pelo contrário. Na verdade, é até mesmo mais rápido do que o tradicional.  

Mas, afinal, por que rezar o terço da misericórdia? 

Agora que você já aprendeu como rezar o terço da misericórdia, confira os principais motivos pelo qual nós devemos fazer essa oração com mais frequência: 

  1. É simples de ser feita e leva somente cinco minutos

O terço da misericórdia pode ser feito em pouquíssimo tempo e é fácil de ser lembrado, assim você consegue fazer o seu minuto de devoção em qualquer lugar, sem precisar de muita preparação. 

É possível fazer no dia-a-dia e tudo isso sem tomar muito do seu tempo. 

  1. Você recebe a graça do Senhor

Como o Senhor disse à Santa Maria Faustina, ao realizar essa oração, Ele se coloca entre sua alma e o Pai, para dar a salvação misericordiosa. 

Sendo assim, se alguns problemas estão atrapalhando sua vida, reze o terço da misericórdia e o Senhor intercederá para te ajudar. 

Agora que você já sabe como rezar o terço da misericórdia, não tem porque não receber as bênçãos do Senhor.  

  1. O Papa Francisco recomenda

Em um evento, o próprio Papa Francisco distribuiu aos fiéis uma caixa que continha imagens do Senhor da Divina Misericórdia e um textinho explicativo de como rezar o terço da misericórdia. 

Sabe o que isso significa? Que o cristão que reza esse terço é muito abençoado pelo Senhor. 

Em suma, agora que descomplicamos como rezar o terço da misericórdia, não há motivo para não aproveitar e pedir graças ao Senhor misericordioso dessa forma. 

O que achou das dicas de como rezar o terço da misericórdia? Comente.

Deixe um comentário