Aprenda a rezar o terço para iniciantes

Uma das maiores tradições católicas, o terço é uma forma de se conectar com o divino e elevar seus pensamentos ao Senhor.

Aprenda a rezar o terço para iniciantes

Ao fazer as orações, os cristãos podem agradecer pelas dádivas recebidas e demonstrar devoção ao santíssimo. 

Entre os mais velhos, esse é um hábito comum que foi herdado de seus pais e avós, entretanto, nos dias atuais alguns cristãos acabaram perdendo o costume e deixando essa prática tão importante de lado.

Mas, se você deseja criar uma rotina e aprender como rezar o terço para iniciantes com um tutorial simples e bem fácil de aprender, continue lendo e veja o passo a passo que vai descomplicar essa prática e fazer você adicionar ela no seu dia-a-dia. 

Por que é tão importante rezar o terço? 

Por que é tão importante rezar o terço? 

Em uma aparição em Fátima, Nossa Senhor disse que todos os cristãos deveriam rezar o terço de misericórdia diariamente.

 A prática aproxima o fiel do divino e abre portas para que muita luz e bênção entre em sua vida e ilumine os seus caminhos. 

O terço é um momento de comunhão e pode, inclusive, aproximar você de sua família, por exemplo.

Tornar o terço um hábito em sua casa pode fazer com que a sua família se conecte cada vez mais e compartilhe um momento de devoção.

Dedicar um tempo para a reza do terço com quem você ama é algo que fortalece o vínculo existente no grupo e conecta os participantes de forma divina. 

Como rezar o terço para iniciantes 

É possível aprender como rezar o terço para iniciantes e fazer as orações sozinho, se preferir. Tudo o que você irá precisar é de um terço para contar as orações, ou utilizar as suas próprias mãos mesmo para fazer isso. 

Para fazer as contas sem o uso o terço, use sua mão direita para rezar o Pai Nosso e a mão direita para as Ave Marias – nela você contará duas vezes em cada dedo, para completar dez orações no total. 

Já com o terço, tudo é mais simples. Basta seguir a ordem as pedrinhas do colar, sempre  as maiores das melhores. 

Para entender melhor confira o passo a passo a seguir de como rezar o terço para iniciantes. 

Passo a Passo

Para não se perder na hora de fazer suas preces, siga as dicas que eu vou te passar e assim será extremamente fácil aprender como rezar o terço para iniciantes. 

Primeiramente, veja quais são os mistérios do dia, esses são alguns dos feitos importante pelos quais Jesus Cristo passou em seu tempo na Terra.

Para cada dia da semana temos cinco mistérios, então na hora de rezar o terço, pesquise quais são os mistérios daquela data e anote para usar durante a oração. 

Agora, confira como rezar o terço para iniciantes em um passo a passo simples!

1. Faça o Sinal da Cruz

Com o terço em mãos e segurando o crucifixo, faça o Sinal da Cruz. Para isso, fale o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e diga Amém. Assim, estará começando a comunhão e o momento de contato com o Senhor. 

2. Reze o Pai Nosso

A primeira conta marca o início do terço e nela você deverá fazer a oração do Pai Nosso,  o Santíssimo para dentro da sua casa e permitindo que Ele penetre o ambiente com sua graça e bondade. 

3. Reze três Ave Marias

As próximas contas que antecedem a medalha são pequenas e nelas é necessário  rezar a Ave Maria, uma para cada pedrinha do terço. 

4. Diga a Glória ao Pai

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.” 

Quando, em sua oração do terço, você tiver alcançado a medalha, dê Glória ao Pai, esse é o penúltimo passo para iniciar, de fato, as preces que o terço requer. 

  1. Faça a oração Salve Rainha

Esse passo deve ser colocado em prática quando quem está fazendo a oração estiver feito todas as preces até chegar na medalha, que contém uma imagem de Jesus ou de Nossa senhora. Ali, recite o Salve Rainha. 

  1. Reze de acordo com as contas

Nessa parte do passo a passo de como rezar o terço para iniciantes, você deverá se atentar ao tamanho das contas: nas contas pequenas se prepare para rezar a Ave Maria e nas grande o Pai Nosso.

Sendo assim, quando for rezar o terço comece dizendo um dos mistérios do dia, seguido por uma Ave Maria para cada conta pequena e um Pai Nosso para cada conta grande, até chegar ao final. 

Quando terminar e retornar à medalha, agradeça por todas as bênçãos e alegrias de sua vida e, se estiver precisando, peça a Deus por aconselhamento e proteção. 

Agora ficou fácil aprender como rezar o terço para iniciantes com essas dicas incríveis, não é mesmo?

Deixe um comentário