Dicas para rezar o terço

Rezar o terço é um hábito comum para os católicos, principalmente para aqueles mais devotos. 

Dicas para rezar o terço

É claro que antigamente a reza era colocada em prática com uma maior frequência, ainda mais pelas nossas avós e bisavós. 

Entretanto, muitas pessoas não deixam o costume acabar e continuam fiéis ao terço, fazendo orações diariamente. 

Embora rezar o terço seja uma prática costumeira, alguns ainda ficam perdidos com a ordem, a quantidade das preces que precisam ser feitas e como devem seguir as contas da  maneira correta – ou seja, as bolinhas que formam a peça.

Mas, não se preocupe, ao longo deste conteúdo você irá aprender como rezar o terço sem errar. 

Está interessado? Então acompanhe até o final o artigo que preparei.

Como rezar o terço católico

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o terço católico está diretamente relacionado à devoção a Nossa Senhora e faz parte do Santo Rosário, que se constitui em várias orações que devem ser feitas como uma meditação para refletir sobre as passagens de Jesus e Maria. 

O Rosário, inicialmente, possuía 150 Ave-Marias e o terço somava mais de 50 rezas, totalizando  200 orações. Entretanto, em 2002 o Papa João Paulo II acrescentou mais 50 preces ao Rosário, totalizando 200 Ave Marias.

O terço ainda possui suas 50 orações e não deixou de ser utilizado após a mudança. Muito pelo contrário, ele é usado diariamente por milhares de fiéis que devotam sua fé em Nossa Senhora. 

Como rezar o terço para iniciantes Como rezar o terço para iniciantes

Primeiro, tenha sempre o terço em mãos. Afinal, você pode utilizar pequenos momentos no seu dia-a-dia para fazer as orações e meditar junto à Nossa Senhora, seja em uma fila de espera de um consultório médico ou quando estiver com tempo livre em casa, é possível fazer suas preces em todo o lugar. 

De qualquer forma, lembre-se de procurar  sempre um local calmo para orar e, caso não encontre em meio à agitação do dia, utilize das distrações como assunto para suas orações. 

Como rezar o terço passo a passo

Confira logo abaixo um passo a passo completo de como rezar o terço. 

Passo 1: Antes de começar com as orações, é preciso escolher um local calmo e reservado para que nada atrapalhe o momento de contemplação. 

Passo 2: Então, em um lugar tranquilo e sem interrupções, veja quais são os mistérios do dia, faça o sinal da cruz e pegue o seu terço. 

Passo 3: Segurando o crucifixo, reze o Credo – para quem não conhece é aquela oração de diz “Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra (…)”. 

Passo 4: O próximo passo é ir para a primeira conta, que são aquelas pedrinhas que constituem o terço, e recitar o Pai Nosso.  

Passo 5: Feito isso, reze uma Ave-Maria para cada uma das três próximas contas. 

Passo 6: Agora, você estará uma conta antes da medalha que junta o colar ao terço. Então, dê Glória ao Pai e faça a oração de Nossa Senhora de Fátima – aquela com “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno (..)”. Depois, cite o primeiro mistério do dia.

Passo 7: Após passar pela medalha, você poderá fazer as preces em uma sequência determinada de: 1 Pai Nosso seguido por 10 Ave-Marias, Glória ao Pai e a cada ciclo um mistério do dia, até completar todos os cinco.

Após completar a sequência e falar todos os mistérios, recite um Pai Nosso e mais dez Ave-Marias. 

Passo 8: Para finalizar, novamente na medalha, reze o Salve Rainha e faça a ladainha de Nossa Senhora e a consagração da Virgem. Ao final, realize o sinal da cruz. 

Como rezar o terço passo a passo para imprimir

Caso prefira, é possível imprimir todas as instruções de como rezar o terço que foram passadas logo acima, assim como os mistérios de cada dia. 

Assim, não será necessário ficar sempre procurando essas informações quando quiser rezar e poderá levar o papel sempre com você.  

Como rezar o terço da misericórdia

Agora, confira aqui os passos para rezar o terço da misericórdia sem complicações.

Passo 1: Pegue o seu terço e fique em um local tranquilo para que seja possível realmente  dedicar um tempo ao Senhor.

Passo 2:  Então, você deverá rezar nas contas grandes o Pai Nosso e recitar a seguinte frase: “Eterno Pai, eu vos ofereço o corpo e o sangue, alma e a divindade de vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo  inteiro”. 

Passo 3: Já nas contas pequenas, ao invés da Ave-Maria é necessário rezar a seguinte oração:  “Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”. 

Passo 4: Então, ao terminar o terço da misericórdia diga “Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém”.

Como rezar o terço da libertação

Para o terço da libertação, você deverá começar fazendo o sinal da cruz com as mãos. Depois, siga o passo a passo:

  1. Pegue o crucifixo e reze o Credo uma vez. 
  2. Nas contas maiores recite a frase “Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre”. 
  3. Nas contas pequenas diga “Jesus tem piedade de mim! Jesus cura-me! Jesus salva-me! Jesus liberta-me”. 
  4. Na última pedra, recite a oração Salve Rainha. 

Ao final do terço, agradeça a Deus e faça suas preces de libertação. 

O que achou das melhores dicas de como rezar o terço? Deixe aqui nos comentários!!

Deixe um comentário