Você provavelmente já se deparou com o símbolo da Mão de Fátima por aí, seja em tatuagens, acessórios ou roupas, o ícone é muito famoso pelo mundo afora e está presente até mesmo com aqueles que seguem uma religião específica ou sequer conhecem o significado do desenho.
A Mão de Fátima ou Hamsá é um símbolo esotérico e um tanto misterioso, ele transcende a fé e sua história vem de muito tempo atrás.
A maioria das pessoa usa da imagem da palma com o olho ao centro como uma espécie de amuleto, que trará proteção. No entanto, o que muitos não sabem, é que seu significado ecoa há muitos séculos na história do mundo.
Sendo assim, apesar de utilizarem como um acessório estiloso, a Mão Fátima representa algo muito importante na cultura muçulmana.
Mas, afinal, o que significa o Hamsá ou a Mão de Fátima? Venha entender o que essa peça tão popular na cultura atual representa.
De onde surgiu o símbolo?
A Mão de Fátima tem sua origem datada por volta de 800 a.C. e está relacionada aos fenícios, que cultuavam Tanith, uma das principais divindades de Cartago – cidade-estado que foi fundada pelos antigos navegadores na costa da África.
Qual a origem do Hamsá?
O nome é de origem árabe e representa o número cinco no dialeto da região. Entretanto, o símbolo passou por várias culturas e povos diferentes, e nesse processo acabou recebendo diferentes nomes, como Mão de Fátima, Mão de Hamesh e Mão Miriam, entre muitos outros variando de acordo com a cultura que fez apropriação de seu uso.
Todavia, a versão mais popular da Mão de Fátima é o Hamsá.
Como mencionamos acima, o termo tem origem árabe e simboliza um amuleto de muita relevância para os muçulmanos, pois diz respeito aos cinco fundamentos do Islã: a oração, a caridade, o jejum, a peregrinação e a fé.
Os cinco juntos no Hamsá são representados pelos dedos que aparecem no símbolo, sendo um fundamento para cada dedo.
Entre os muçulmanos, a peça ficou conhecida também por Mão de Fátima, representando a primeira filha de Maomé, que, até hoje, é lembrada como a Senhora das Mulheres do Paraíso.
Os judeus também adotaram o ícone e o chamaram de Mão de Miriam. O nome foi dado em homenagem à irmã de Moisés, o profeta que conduziu os hebreus até a Terra Prometida.
Contudo, não para por aí.
Afinal, os budistas também levaram o símbolo para sua cultura e nela ele representa a dissipação do medo, além de ganhar um novo nome.
Nessa cultura diferente, a Mão de Fátima é conhecida como Abhaya Mudra.
A religião cristã também adotou o tradicional símbolo, onde foi nomeado como Mão da Bênção.
Entretanto, sua importância não durou muito no catolicismo devido à grande popularização do ícone que, por fim, acabou perdendo seu status no meio.
O símbolo
A imagem pode vir em diferentes versões, mas seu design principal é sempre o mesmo: a palma de uma mão com um olho ao centro, que representa o olho grego.
Isso mesmo, aquele que espanta o mau olhado, afinal, seu significado é quase este.
A Mão de Fátima serve como um amuleto que afasta o mau olhado e todas as más energias que estão ao nosso redor – e o olho grego ao centro da imagem reforça ainda mais isso!
O desenho do ícone pode variar dependendo que quem o desenha. Alguns traços e palavras árabes podem preencher a forma, entretanto sua moldura sempre permanece a mesma, com os dois polegares e a mão espalmada.
Como utilizar a Mão de Fátima
Você, provavelmente, já viu nas mais diversas representações o símbolo do Hamsá por aí. Nas ruas e em lojas, seja em camisetas ou até mesmo em tatuagens no corpo de alguém, o símbolo é um verdadeiro amuleto da sorte.
Mas, afinal, agora que já explicamos o significado da Mão de Fátima, como adicionar o ícone ao seu dia-a-dia para afastar todas as energias ruins que podem estar te sondando?
1. Amuleto
Como já foi mencionado logo acima, a Mão de Fátima afasta o mau olhado e energias ruins, então, por que não usar ela como um amuleto para te proteger?
Coloque em um colar ou em uma pulseira um pingente com o símbolo do Hamsá e fique o tempo todo com a sua peça da sorte.
2. Tatuagens
As tatuagens são marcas que ficam na nossa pele para sempre e por isso devemos escolher uma que represente algo bom. Dessa forma, nada melhor do que ter gravado na pele um talismã que só te trará sorte.
3. Decoração
Acrescente a Mão de Fátima na decoração da sua casa, de preferência, na porta. Assim, o amuleto evitará que qualquer mau olhado entre no seu lar.
E aí, entendeu o significado da Mão de Fátima?